Procuro...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Descaso em Aeroporto ocasiona a morte de 35% dos animais importados dos EUA.


Os Ferrets  (Mustela putorius furo), são simpáticos animais conhecidos popularmente como furões. Importados para o nosso país pela Professional Pet Suppliers (ProPet) das Fazendas Marshall (EUA) pois, não pertencem a nossa fauna devem por exigência de nossos orgãos fiscalizadores ambientais virem castrados, microchipados e com atestado/ certificado de saúde. Até aí, ok pois a introdução de animais em nosso ambiente em condições diferentes poderiam acarretar em sério desequilíbrio ambiental.

Porém...
Devido a morosidade com que são feitos os processos burocráticos nos aeroportos, para sua entrada no país, segundo vendedores, acarretou na morte de 35% dos animais importados que chegaram ao Brasil no dia 11/12/2012. Segundo a mesma fonte, a morte se deu por passarem mais tempo que o necessário retidos no aeroporto sem os devidos cuidados. Estes animais são tremendamente sensíveis ao calor e desidratam com facilidade.

Fiquei chocada. 

Por que sei disso já que não há, ironicamente, nenhuma informação em qualquer outro local?
Pois, passei os últimos 6 meses lendo a respeito deste animalzinho. Já o conhecia a muito tempo mas, era uma possibilidade remota naquela época cuidar como devia destes animais no Brasil. 

Não tínhamos profissionais que soubessem a respeito do animal e, claro a questão da importação de produtos específicos era muito pior. Não que isso ainda não ocorra pois, a maioria das gaiolas vendidas no Brasil são para Sagui e pequenos roedores e, pelo Amor daquilo que vocês mais amam...os Ferrets não são roedores!
Então, a 6 meses resolvi, uma vez que ja tinha mais de um veterinário como opção, ração própria para os animais, acessórios devidamente confeccionados para esta espécie e, vendedor que me pareceu extremamente correto...

Pedi para que viessem meus bebês...

Por que digo que o vendedor foi extremamente correto? Por que se não o fosse, jamais teria informado o ocorrido e, inclusive me informou que não comercializaria nenhum destes animais pois, não poderia mais garantir  a saúde destes que sobreviveram.
 
Estou muito mais chocada com o fato de que isso ocorreu ontem e, não foi devidamente importante para que alguém noticiasse.

Mandei uma mensagem para o IBAMA que pediu que eu entrasse em contato com a Superintendência em São Paulo... Assim o farei.
Simplesmente um absurdo!!!!
 
Segue link para aqueles que AMAM Ferrets e estão indignados...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita...
Deixe sua dúvida, sugestão ou dica para complementar as informações do BLOG...
Obrigada, bjs