Procuro...

Aposentos




Os Ferrets não são como nossos cães e gatos que correm soltos pela casa, muitas vezes sem nenhuma supervisão...
Necessitam de um espaço adequado e controlado em sua ausência, impossibilitando que procurem "brincadeiras" que lhe tragam sérios problemas.
Por isso, a gaiola é uma ótima opção e uma necessidade para seu amiguinho.

Por seu instinto, os Ferrets procuram locais restritos e seguros, como tocas, para se aninhar e dormir...
Por este motivo, tente separar os ambientes de sua gaiola de forma que eles tenham ambientes como "dormitório", local das refeições e "banheiro" bem definidos. Eles são animais muito inteligentes e, assim como seus ancestrais, organizam-se em suas tocas desta forma.

Quando estão fora sob sua supervisão, brincando, a porta da gaiola deverá permanecer aberta  possibilitado que os Ferrets retornem caso queiram dormir, beber água (eles bebem bastante), comer ou mesmo utilizar o "banheiro".

A Gaiola

Há várias opções de um mesmo tipo de gaiolas em nosso mercado que são ótimas para roedores porém, pouco confortáveis e de tamanho adequado para Ferrets.
Antes dos meus bebês chegarem (sim, serão bebês sempre para a mãe deles!), procurei desesperadamente por uma boa gaiola e, NADA servia.
Pequena demais, frágil demais, feia demais...Mas, não se trata apenas de frescura e, comprovei  isto na prática.

Ferrets precisam de uma plataforma segura para que não machuquem suas patinhas... Ou seja, gaiolas que possuem grades, em que as plataformas são vazadas, machucam seus pés e dificultam sua locomoção.

  1. As gaiolas devem ter plataformas com estrutura rígida, não podem ser vazadas como grades e tem que possuir tamanho adequado para um Ferret pois, do contrário não conseguirão se locomover ficando restritos todo o período em que estiverem "presos" na sua ausência.

OK, chegamos à um enorme problema pois as gaiolas oferecidas no Brasil (e isso será um problema em qualquer aspecto de se ter um Ferret), são para roedores, Saguis...

Ferrets são MESTRES em escapar, escalar e se espremer por cantinhos que você não faz ideia.
São obstinados o que quer dizer que, se acharem que podem passar por ali, passarão o dia tentando!

      2. As gaiolas devem ser rígidas e com espaços entre as grades pequenos o suficiente para que os Ferrets não consigam passar sua cabeça entre elas, assim, não tentarão passar o restante do corpo, podendo escapar ou, o pior, ficarem presos e sozinhos.

A maior parte das gaiolas que encontrei aqui no Brasil, tem as grades finas ou seja, são frágeis e maleáveis. Assim como o acesso ao seu interior, as portinhas que não oferecem muita segurança.

O que isso quer dizer?





Então, ao colocar seu amiguinho em uma gaiola, tente passar um tempo observando pois, assim que ele chega em um novo ambiente ele fiscaliza tudo, e depois parte para a exploração...Desta forma você consegue saber quais são as opções que ele tem de tentar uma fuga!

DICAS:

Solução 1, mais barata... Cubra as plataformas vazadas com paninhos não muito finos, prenda-os nas laterais para não escorregarem...Assim os bebês não machucarão seus pés e conseguirão maior apoio para andar.

Solução 2, necessita de maior investimento... Há gaiolas fabricadas por encomenda que definitivamente são muito, muito boas para as necessidades de higiene, locomoção e segurança de seus pequenos. Das nacionais, a que me pareceu de maior qualidade sem dúvida é a da empresa Gaiolas Ipanema. Mas, por ser por encomenda, leva um tempinho...quando pesquisei me passaram no mínimo 20 dias.

Solução 3, foi a minha escolha... Não é uma solução barata, mas me atendeu muito bem. Encontrei através de uma busca na internet por produtos importados, próprios para os pequenos.
O site é o PetZone, apesar de alguns comentários negativos sobre dificuldade de contato, atraso na entrega, no meu caso, foi bem atencioso!

A gaiola é produzida em um material de primeira linha, tem travas nas portinhas que, mesmo com a esperteza da minha Dorothy e a força do meu Marvin, não conseguiram abrir...
Dá pra dividir super bem os espaços de forma a deixá-los confortáveis. Claro que está é uma opção para quem tem 2 ou mais Ferrets pois é suuuper grande. Mas vê-los se divertindo com bastante espaço, não tem preço!


A gaiola é a HABITAT DEFINED FERRET FUNNEL HOME 5 LEVEL.

MEUS BEBÊS ADORARAM! E eu claro, fiquei super feliz.

Para preparar a sua caminha, seguem algumas dicas:

No caso dos meus Ferrets, eles já eram adultos quando chegaram em casa, por isso, acostumaram-se a dormir em baixo de papel (assim ficavam na Pet Shop). Não tinham locais próprios para suas necessidades, utilizando o canto do "viveiro" para tal.
Por esta ausência de limites entre os ambientes, tive que, com paciência e insistência, assim como quando nossos filhotes de cães chegam em casa, ensiná-los onde estavam as coisas e para que serviam.

Para a caminha, uma das coisas que achamos com facilidade e que são práticas são as famosas redes que penduramos nas gaiolas. Eu particularmente, detesto aqueles ganchos! Experimente brincar muiiito com seus Ferrets e, com a mão cheia de seu óleo, prender uma daquelas redes...Te desafio! rs.
Mas, foi uma das primeiras caminhas que eles aceitaram...Tente mantê-las mais próxima do piso ou plataforma no início, facilitando o acesso. Conforme eles começarem a deitar-se no local, suba um pouco mais...
Paninhos de algodão, no meu caso usei cueiros para bebês... Mas, eles gostam de se esfregar e, se estiverem soltos nas plataformas, cairão. Portanto, tentar prendê-los é uma boa.

Durante o dia, tente tampar uma parte da gaiola de modo que fique escura, reservada...E, deixe uma "caminha" por ali... Você perceberá que seu amiguinho vai preferir dormir escondidinho.

O Banheiro:

Por último mas, não menos importante vem o banheiro de seu Ferret.
Como disse anteriormente, meus bebês não tinham o hábito de usarem caixinhas como gatos...qualquer cantinho estava OK pra eles...
A jornada é longa nestes casos mas, suuuper vale a pena.
Se seu amiguinho dar ré perto da parede, em cantos principalmente dentro da gaiola, ele escolheu este lugar...Se é um local "errado", corra...pegue-o e leve-o para o local "correto". Uma vez feito no local correto,ele procurará pelo odor das fezes em uma próxima necessidade.

1ª tentativa: Tapetes higiênicos - Seriam ótimos se eles já não tivessem o costume de dormir embaixo de papéis que eram colocados no viveiro da Pet Shop, portanto, tive que testar outras formas. Mas já vi relatos  de Ferrets que se adaptaram super bem.

2ª tentativa: Caixinha higiênica (para gatos, pois as específicas para Ferrets não encontramos facilmente no Brasil) - Esta foi mais fácil mas, precisei colocá-los por diversas vezes dentro dela, quando percebia que queriam ir para um cantinho reservado... Assim como se educa um cão, deu certo!

O que é importante ressaltar é o material absorvente que  você colocará dentro.

1. Areia e Sílica entram em suas narinas e queimam, fazendo mal pro seu pequeno;
2. Ferrets não cobrem suas fezes como gatos, então, se eles começarem a raspar pode ter certeza de que adotaram o substrato como caminha e vão deitar lá mesmo.
3. A serragem foi feita para roedores, seu Ferret é um animal carnívoro e com necessidades e anatomia diferentes dos roedores, portanto, a serragem irá grudar em suas patas, machucá-los nos casos em que eles se esfregam na caixinha...Não é o mais indicado.
4. O jornal poderá atender muito bem as necessidades de absorção da urina e, proteção do fundo da caixinha. No meu caso, não daria certo pelas considerações que fiz anteriormente sobre os hábitos que meus Ferrets adquiriram antes de entrar para a minha família!
5. Granulado Higiênico de Pinus...esta foi minha opção. O pinus é praticamente triturado, perdendo sua rispidez e compactado em granulados. Eles aceitaram super bem...

DICAS:


  • Procure limpar diariamente o banheiro de seu Ferret, se possível 2 vezes ao dia no mínimo;
  • Não utilize produtos de limpeza na área do banheiro, ou lave a caixinha com os mesmos produtos que você utiliza no restante do espaço destinado ao seu Ferret. O odor pode confundi-los dificultando a aprendizagem.
  • Procure utilizar para a higiene, produtos sem perfume pois eles possuem o olfato muito aguçado e, pode incomodá-los.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita...
Deixe sua dúvida, sugestão ou dica para complementar as informações do BLOG...
Obrigada, bjs